O QUE É CABELO ELÁSTICO?
O fio de cabelo elástico é aquele que estica muito mais do que um fio de cabelo normal.
Embora se chame “cabelo elástico”, o cabelo com esse problema não parece nada com o elástico de roupas que conhecemos. Isso porque o elástico estica e encolhe, vai e volta, e o cabelo elástico não consegue voltar: ele quebra.
O QUE ACONTECEU?
A primeira coisa que a gente pensa quando vai pentear o cabelo e percebe que está esticando demais é: o que deu errado?
Quem está com o cabelo elástico fez alguma química que se mostrou incompatível com o cabelo.
A química nem precisa ter sido tão forte. Pode ter sido uma química mais fraca, mas que seus fios não aguentaram.
É por isso que o ideal é sempre fazer um teste de mecha antes (deixar o produto em uma mecha e só passar no cabelo todo 48 horas depois). Mas, sabemos que é raro as mulheres fazerem isso. O dano, então, pode acontecer.
Para entender melhor, veja a estrutura do fio de cabelo:
Quando o cabelo sofre um processo de química, essa cutícula fica danificada (vista num microscópio, lembra uma escama de peixe).
Mas quando o cabelo está elástico, significa que o dano ultrapassou a cutícula e foi para o interior do fio. Além disso, a situação da cutícula é muito grave, pois ela está muito aberta. É por isso que é bem mais difícil curar um cabelo elástico.
E AGORA, O QUE FAZER?
Se você está com os cabelos elásticos, o importante é: como resolver esse problema? É isso que eu quero mostrar agora.
USE SHAMPOO E CONDICIONADOR ESPECÍFICO
Esse não é o momento de economizar: procure uma loja de cosméticos, preferencialmente de uso profissional, e compre um ótimo conjunto de shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados.
NÃO PENTEIE MOLHADO
O fio de cabelo elástico fica molinho, e, quando penteado molhado, arrebenta. Tente não usar secador (ou só frio) e espere secar totalmente para pentear, se for possível.
USE UM CREME HIDRATANTE SEM ENXÁGUE
Os cremes hidratantes sem enxágue são como um leave-in, mas um pouco mais potentes. Passe nos cabelos úmidos, sem encostar na raiz, e deixe o cabelo secar naturalmente.
HIDRATE SEMANALMENTE
É bom fazer hidratações poderosas, com produtos de ótima qualidade, ao menos uma vez por semana.
No entanto, o excesso de hidratação não vai resolver, podendo deixar o cabelo grudento. Por isso uma vez por semana é a quantidade ideal e adequada.
NÃO SE DESESPERE
Sei que essa dica parece meio sem sentido, mas, se você está com o cabelo elástico, sabe que a gente fica desesperada para achar uma solução.
Nessa hora, o melhor é ter calma, esperar um pouco e não correr para cortar o cabelo.
É difícil ficar com o cabelo tão danificado, pois a gente não tem vontade de sair de casa. Mas precisamos estudar, trabalhar etc.
Uma ideia é prender o cabelo em um coque e tentar fazer suas atividades normalmente. Enquanto isso, você vai tratando o cabelo, até que ele melhore.
CAUTERIZAÇÃO
Esse é um bom momento para fazer uma cauterização capilar em um salão de beleza. A cauterização sela um pouco as cutículas do fio, diminuindo a elasticidade.
CORTAR OU NÃO CORTAR?
Como falei no item acima, não acho que ninguém deve radicalizar e cortar o cabelo curto, só porque ficou com ele elástico.
Mas, esse é o momento para cortar um ou dois centímetros das pontas. Se seu cabelo está elástico, é provável que as pontas estejam tão danificadas que jamais vão se recuperar.
Corte as pontas e espere um mês. Vá tratando os cabelos enquanto isso, hidratando e cauterizando. Depois desse tempo, você verá que o cabelo se recuperou bastante e, se for preciso cortar, não será tanto quanto você imaginava anteriormente.
EVITE AO MÁXIMO UMA NOVA QUÍMICA
Essa dica deveria ser: nunca coloque química em cabelo elástico, mas há casos em que é necessário. Talvez o cabelo esteja com uma cor tão horrível (justamente por causa da química anterior) que será preciso corrigir. Nessa hora, todo cuidado é pouco: um corte químico pode acabar com seu cabelo. Usar um shampoo colorante, sem amônia, pode ser a melhor opção.
TENHA PACIÊNCIA – O PROBLEMA TEM SOLUÇÃO
Essa é a dica mais importante. Espere, vá com calma. O dano está feito, mas tem solução. Cuide, invista em bons produtos, use o cabelo preso por um tempo. Dois ou três meses é o tempo para o cabelo estar com uma qualidade bem melhor. Pode ter certeza: seu cabelo vai melhorar.